Ter sucesso com uma Página de Internet


Atualmente é comum qualquer negócio ambicionar ter a sua página na Internet (website) onde esperam encontrar os seus produtos, serviços, informação institucional. Facilmente conseguem ter, mas a diferença está nos detalhes e consequentemente, no retorno dessa presença online.

O website é uma parte demasiado importante do marketing do negócio e tem de refletir claramente os objetivos e a estratégia, como tal, deve ser definido um plano que privilegie o conteúdo e o design e um acompanhamento contínuo e eficaz gerando mais dinâmica.

Um dos detalhes mais relevantes é o conteúdo. Utilizando a técnica de escrita baseada em palavras-chave, otimizadas para motores de busca (SEO), aumenta significativamente a exposição dos seus produtos e serviços, a consumidores locais, de âmbito nacional e até mesmo internacional. Com a utilização generalizada das ferramentas de busca, como o Google, o seu negócio poderá ser pesquisado por milhares de pessoas.

A escolha do design gráfico tem de primar pela exclusividade, simplicidade e à imagem do seu negócio. A interface que o visitante tenha uma experiência positiva e atinja assim os objetivos, ou seja, conceder-lhe a informação desejada e de forma agradável e intuitiva, tudo isto em qualquer equipamento informático desde computador, tablet e telemóvel/smartphone. Estando assegurados conteúdo com qualidade e design aprimorado, o site será funcional e ainda mais se estiver totalmente integrado com as redes sociais.

A decisão de disponibilizar o site online e a funcionar sem erros, é um momento decisivo em que o lançamento deve ser promovido através dos vários meios de divulgação tais como a newsletter, publicações em redes sociais regulares, adicionar um link “veja o nosso novo website” na sua assinatura de email, Mudar a mensagem da sua linha de telefone principal para informar quem telefona sobre o seu novo website. Mais vale usar o tempo de forma produtiva no projeto principal para ir ao encontro dum lançamento bem sucedido com resultados positivos a prazo, desde de contactos de potenciais clientes, parceiros, entre outros.

Os interessados terão facilmente acesso aos seus contactos e informação sempre atualizada, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Poderão entrar em contacto com a sua empresa em qualquer altura, deixando de perder contactos, principalmente potenciais clientes, por questões de horário ou disponibilidade.

Está comprovado que um posicionamento efetivo no mundo digital tem muitas vantagens, e numa perspetiva financeira é de assinalar que se reduzem consideravelmente os custos comparando com outros meios de publicidade como telemarketing, panfletos, correspondência, outdoor e o alcance que a sua empresa terá, será infinitamente maior do que qualquer destes tipos de publicação mais tradicional. Certamente, este será o melhor investimento publicitário e de divulgação que poderá fazer hoje em dia com o número de internautas a aumentar exponencialmente.

A empresa, por sua vez, ao entender a dimensão do projeto, pode constatar que com os seus colaboradores internos não é possível manter o nível, ou não se ter as competências necessárias de escrita, ou até mesmo desenvolver um trabalho de “aliciar” o leitor pelo que, é sensato e recomendável delegar esta função ao profissional de marketing digital que com experiência e conhecimento, desenvolverá uma dinâmica orientada para os resultados positivos com impacto, direto e indireto, nas vendas.

Elisabete Gonçalves
Consultora BPHL Assessoria de Aplicações Informáticas e Marketing Digital
2015/04/05, Artigo de Opinião publicado n' O Jornal do Neiva - Seja um leitor assíduo, acompanhe mensalmente!