A importância da Informática no desempenho profissional

Cada vez mais a informática adquire relevância na vida das pessoas e das empresas, numa era em que a Informação é predominante, impulsionada pelos sucessivos avanços tecnológicos e pelas novas facilidades de comunicação no mundo hoje globalizado.


O conhecimento de informática é fundamental para todas as pessoas e a predisposição para a aprendizagem contínua são os fatores de sucesso para uma mais fácil adaptação ao mercado e seus desafios. Resume-se a uma afinidade com os equipamentos tecnológicos e ao navegar/pesquisar corretamente na internet para obter/partilhar informação de qualidade.

Numa perspetiva mais profissional, é na Internet que se encontra uma panóplia de ferramentas gratuitas ou de baixo custo, para auxílio nas tarefas operacionais bem como em ações de divulgação (marketing digital). Entre as várias opções disponíveis, recomendo vivamente a utilização dos seguintes instrumentos de trabalho:

- Armazenamento de dados online como alternativa aos métodos tradicionais ( CD, DVD, Pen USB, disco externo). O poder da “Cloud”, em português “Nuvem”, deve-se essencialmente à facilidade de acesso a partir de qualquer lado, por qualquer dispositivo e com recursos de segurança que mais nenhum outro produto pode oferecer. Esta solução deve ser ponderada para informação mais confidencial.

- Criação de documentos online nos formatos de ficheiro mais populares, permite para além de armazenar e organizar o seu trabalho na “Nuvem”, uma partilha com outros utilizadores dos mesmos com colaboração em tempo real e com controlo dos respetivos acessos. Tudo isto em qualquer equipamento inclusive em telemóveis.

- A Gestão de compromissos e tarefas em calendário permite uma organização eficaz da agenda pessoal e profissional e sincronizável entre computador e dispositivo móvel.

- Página de Internet, um meio de divulgação dum projeto ou negócio, um espaço próprio e acessível a qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, com conteúdo institucional e/ou com comércio eletrónico. Para uma comunicação mais ativa terá de haver uma ligação direta com as Redes Sociais que exige uma forte presença por serem os meios de maior proximidade com o público-alvo.

- Videoconferência e mensagens instantâneas são formas de conexão imediatas com outras pessoas, muito prático para reuniões online com voz e vídeo.

- Os serviços de Geolocalização são indispensáveis, permitem obter e visualizar informação geográfica adaptada aos diferentes objetivos e em tempo real.

Elisabete Gonçalves
Consultora BPHL Assessoria de Aplicações Informáticas e Marketing Digital
2014/09/05, Artigo de Opinião publicado n' O Jornal do Neiva - Seja um leitor assíduo, acompanhe mensalmente!

Sem comentários:

Enviar um comentário